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segunda-feira, 28 de janeiro de 2013



LÍNGUA, LINGUAGEM E DISCURSO


  1. Qual a diferença entre língua e linguagem?

 Trazendo a definição de língua e linguagem dentro da  perspectiva Saussuriana, a língua não se confunde com a linguagem, pois a linguagem é constituída de duas partes: a língua que é uma parte essencial da linguagem e a fala tida como secundária. 

Nos livros didáticos de português, a palavra linguagem é muito comum. Muitas pessoas, inclusive alunos do ensino fundamental,  médio e professores, não conseguem fazer uma distinção entre língua e linguagem. O professor de língua materna precisa ter esse conhecimento, já que irá trabalhar com diversos gêneros textuais. A linguagem abrange todos os meios de comunicação. Não raro, ouvimos falar em linguagem humana, linguagem animal, linguagem verbal e linguagem não verbal. Esses dois últimos estão sempre presentes nos livros didáticos de português. Travaglia (2009) propõe três concepções de linguagem:
ü  Linguagem como expressão do pensamento
Nessa concepção, a língua é vista como um código. Nessa perspectiva, quem não se expressa bem não pensa. Essa concepção é errônea, pois a fala é o resultado das ideias que o enunciador formulou. Dentro dessa concepção está fundamentada a gramática normativa.
ü  Linguagem como instrumento de comunicação
Nessa concepção, a língua é vista como um código onde estão presentes o emissor e o receptor. Dentro dessa concepção, estão o estruturalismo, a teoria da comunicação e as funções da linguagem.
ü  Linguagem como forma de interação
Nessa concepção, a língua é tida como interação entre sujeitos. A linguagem se insere num contexto ideológico e sociocultural. Dentro dessa concepção, estão a teoria do discurso, a linguística textual, a semântica argumentativa, análise do discurso e análise da conversação.
Entendemos que língua e linguagem são totalmente diferentes. A linguagem abrange a língua, pois esta é manifestação daquela.
Diante disso, podemos dizer que o discurso está dentro da concepção de linguagem como forma de interação.Visto que,segundo Travaglia (2009), discurso é qualquer atividade produtora de efeitos de sentidos entre interlocutores. Também fazem parte do discurso as condições de produção do discurso que são: o falante, o interlocutor, o contexto da enunciação. O discurso traz o contexto histórico-social e ideológico do falante, pois quando falamos expressamos nossa posição na sociedade. No discurso a língua não é neutra, ela traz uma ideologia. 
Nesse sentido, o reconhecimento da distinção entre língua e linguagem para o trabalho com o texto é fundamental porque a concepção de língua e linguagem que está inserida em um determinado texto está articulada com as formações ideológicas. 


Referências:

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 14. Ed  São Paulo: Cortez, 2009.

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